PROJETOS

Projetos permanentes:

Projeto Teatro de Portas Abertas

        Primeiro projeto do grupo e que nos acompanha desde o inicio até os dias de hoje.

      O projeto teatro de portas abertas tem como principal objetivo a formação teatral nas regiões periféricas da Zona Norte de São Paulo através de apresentações e oficinas gratuitas. Oficinas gratuitas de diferentes linguagens, de iluminação, de sonoplastia, maquiagem, figurino, cenografia, apresentações teatrais profissionais gratuitas, debates e palestras.

     Entendemos que o teatro é libertador, estimulador de novos saberes, ferramenta de autoconhecimento e aperfeiçoamento constante e que todos devem ter acesso, principalmente quem não tem a minima condição de investir nisso.

Projeto Programa de Intercâmbio

          O grupo entende ser fundamental o intercâmbio entre grupos nacionais e estrangeiros, de distintas culturas e saberes, para que coletivamente possamos aperfeiçoar nossos trabalhos e saberes.

       Após a participação de festivais internacionais em 2010 e 2011, iniciamos uma série de intercâmbios. O primeiro foi com o grupo Teatr Chorea da Polônia, posteriormente em 2012 com o grupo Cia Estable de Maracay da Venezuela, em 2013 e 2014 com o grupo Teatro Documentário de São Paulo, depois com grupos mexicanos, do Equador, Uruguai e diversos grupos nacionais, principalmente da região metropolitana de São Paulo.

 

Projeto O Teatro é Nosso

      Através de parcerias abrimos nossa sede para  realização de eventos de variadas linguagens. Saraus, apresentações musicais, oficinas, exposições, festas, ensaios. Cientes das dificuldades para conseguir espaços para realizar as apresentações artísticas o grupo toma essa iniciativa para estimular a produção artística, principalmente da periferia. Nossa casa é uma porta aberta.

Projeto Formação de Atores

        O grupo oferece cursos contínuos, dentro de nossas pesquisas, para quem tem interesse.

        As aulas acontecem semanalmente  para crianças e adultos. Entre em contato para mais informações.

Projeto em andamento:

Projeto Teatro uma pátria habitável

     O Projeto é parte das investigações atuais do grupo. Desde 2017 o grupo vem investigando sobre a corporeidade cênica do nativo brasileiro e sua teatralidade, um encontro com o teatro original de nossas terras sem influência dos colonizadores. A busca parte na manifestação artística mais tradicional e intacta das comunidades de diferentes etnias que habitam nossas terras muito antes dos colonizadores. Chamamos essa fase de "O encontro com o teatro de Pyndorama". Além de investigação de mesa o grupo começa a realizar investigação de campo com quatro comunidades, duas Guarani, uma Kaingang e a comunidade Pankararu. Além do intercâmbio com os verdadeiros donos dessas terras, vamos intercambiar com um grupos estrangeiros. Ambos com pesquisas similares. Grupos da cidade de São Paulo também participarão dessa fase da investigação. Muitas oficinas de diferentes linguagens, culturas e saberes. Muitas palestras e debates. Cerca de 130 ações públicas gratuitas! Além do que já foi mencionado muitas apresentações teatrais de diferentes grupos. Por fim esse projeto culminará com a criação da nova obra do grupo, resultado de todo esse processo. É importante dizer que a obra será na lingua nativa Guarani.

         O projeto "Teatro, uma pátria habitável" está sendo patrocinado pela Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo através da 32° Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. 

  • w-facebook

RUA JOÃO DE LAET, 1507 - VILA AURORA - SÃO PAULO  -  CEP: 02410-010