INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

EDITAL DE CHAMAMENTO


Residência Artística para Teatro de Grupo da Zona Norte
1° EDIÇÃO

 

I. DESCRIÇÃO

 

O grupo Refinaria Teatral torna público a 1ª Edição do Edital de Chamamento “Residência Artística para Teatro de Grupo da Zona Norte”. Esse edital, que é parte do projeto “Teatro: Uma Pátria Habitável” – contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – proporcionará a cessão de seu espaço físico para imersão em sua criação cênica, participação em ações de formação oferecidas pelo grupo Refinaria Teatral, produção de uma nova obra em desenvolvimento e/ou aprimoramento de uma produção já existente e pesquisa artística estética para grupos já consolidados ou em formação que sejam residentes e/ou atuantes na zona norte de São Paulo. O período de inscrição vai de 21/01/2019 à 01/03/2019, e será realizado exclusivamente pelo site www.refinariateatral.com.br.

 

II. DO OBJETO

 

2.1 O presente edital tem por finalidade a seleção de 3 (três) projetos que visam apoiar a manutenção de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral por 8 meses, no período de 01/04/2019 à 31/10/2019, na sede do grupo Refinaria Teatral.

 

2.2 Os projetos deverão contemplar obrigatoriamente os subitens abaixo:

 

a) Atividades de continuidade da pesquisa do grupo, como, por exemplo, treinamentos, oficinas e demais imersões especificas de cada grupo;

 

b) Atividades de produção de espetáculo teatral, como ensaios, produção e/ou reconstrução de cenário/figurino e etc de uma obra já existente;

 

c) 2 apresentações de qualquer obra do grupo e/ou abertura de processo na sede do grupo Refinaria Teatral dentro da II Mostra de Teatro da Vila Aurora; e

 

d) Apresentação de uma palestra sobre o trabalho do grupo, abrangendo o modo de trabalho do grupo, a pesquisa do grupo ou o processo de construção de uma obra. Essa palestra será aberta ao público.

 

2.3 A pesquisa mencionada no item anterior se refere às práticas dramatúrgicas ou cênicas, não se aplicando a pesquisas apenas teóricas (exceto se estiver entrelaçada a atividade prática exercida no trabalho do grupo).

 

2.4 Todos os projetos selecionados devem ser de coletivos teatrais da Zona Norte da Cidade de São Paulo, cuja execução de projetos e atividades artísticas de pesquisa continuada sejam comprovadas há pelo menos 2(dois) anos.

2.5 Os coletivos deverão informar em seus projetos se já foram ou não contemplados em editais públicos e/ou privados, período de realização e nome do edital. Essa informação não será motivo de desclassificação ou recusa do projeto.

 

2.6 Sobre a utilização do espaço:

 

2.6.1 Cada projeto poderá utilizar as dependências do Teatro do grupo Refinaria Teatral pelo período de 8 (oito) meses, sendo que o último mês será para a participação na II Mostra de Teatro da Vila Aurora, conforme acertado em reunião a ser realizada entre o grupo Refinaria Teatral e a direção de cada coletivo. O período de uso do espaço é de 01/04/2019 à 31/10/2019.

 

2.6.2 Os horários para realização das residências serão no período matutino das 8:00 às 14:00 de segunda à sexta-feira.

 

2.6.3 Os dias e horários de residência de cada grupo serão decididos coletivamente pelos 3 grupos selecionados e o grupo Refinaria Teatral. Após a definição das datas e horários, cada coletivo deverá respeitar o horário de saída para não prejudicar outros grupos e as demais atividades e ações que acontecem na sede do grupo Refinaria Teatral.

 

2.6.4 Cada coletivo selecionado, após o uso do espaço, deverá deixar o espaço da forma que encontrou, sendo responsável pelo espaço físico, equipamentos e limpeza.

 

2.6.5 No ato na inscrição o grupo deverá apresentar um cronograma de uso do espaço, respeitando o horário disponível para o intercâmbio e levando em consideração que esse o espaço será compartilhado entre 3 (três) diferentes grupos.

 

2.7 Os grupos selecionados participarão de ações de formação do projeto “Teatro: Uma Pátria Habitável” como: oficinas de preparação de treinamento de atores, palestras, debates, cursos de produção e elaboração de projetos, iluminação, cenografia e etc. A participação nas ações de formação será organizada pelo grupo Refinaria Teatral e os diretores dos grupos selecionados.

 

III. DAS DEFINIÇÕES

 

3.1 Para efeitos deste edital entende-se que:

 

3.1.1 Residência Artística é um plano de ocupação, por período determinado, de um espaço (sede do Grupo Refinaria Teatral) para a execução das atividades de produção e/ou pesquisa de um coletivo artístico.

 

3.1.2 Proponente é a pessoa física que venha a inscrever um projeto neste edital, em nome de um Coletivo Teatral, sendo vedada a inscrição de agrupamento de pessoas para composição de uma única obra, sem histórico de grupo ou de pesquisa continuada.

 

3.1.3 O espaço cedido para residência é a sede do grupo Refinaria Teatral, localizado na Rua João de Laet, 1.507 – Vila Aurora, São Paulo/SP.

 

3.1.4 O grupo Refinaria Teatral entende e pratica a residência como um facilitador no processo de intercâmbio, ou seja, para nós a residência é uma maneira de conhecer outros teatros de grupo, estreitar relações e também apresentar o

nosso processo de trabalho e investigações.

IV. DAS INSCRIÇÕES


4.1 As inscrições serão exclusivamente online, com o preenchimento de um formulário no site: www.refinariateatral.com.br e também pelo envio dos anexos pelo email residenciarefinaria@gmail.com.

 

4.2 O formulário de Inscrição disponível no site solicitará os seguintes dados:

 

a) Dados cadastrais:
• Nome do coletivo;
• Nome do projeto a ser desenvolvido;
• Nome, RG, CPF, endereço, telefone do representante do grupo;
• E-mail de contato;
• Indicação de horários e dias da semana para realização da residência.

 

b) Histórico do grupo;

 

c) Objetivo e Justificativa para a realização da residência;

 

d) Plano de trabalho geral, cuja duração deverá ser de 8 meses, dividido em 2 (duas) etapas,explicitando o desenvolvimento e duração das atividades;

 

e) Ficha técnica completa do projeto;

 

f) Currículo resumido dos integrantes do grupo; e

 

g) Informações complementares que o proponente julgar necessárias para a avaliação do projeto.

 

4.3 Deverão ser enviados para o e-mail residenciarefinaria@gmail.com os seguintes documentos (colocar no assunto do e-mail “Material para inscrição – Grupo XXX”):

 

a) Clipping do grupo, comprovando o mínimo de 2 (dois) anos de trabalho (máximo de 5 matérias);

 

b) Fotos de espetáculos, ensaios e/ou ações que o grupo realiza relacionado ao seu trabalho de pesquisa, tais quais; palestras, oficinas, debates, etc. e

 

c) Termo de Participação (ANEXO 1) devidamente assinado por todos os integrantes do projeto inscrito, na qual aceitam incondicionalmente as regras estabelecidas neste edital e se responsabilizam pelas informações contidas no projeto enviado.

 

4.4 A confirmação da inscrição será enviada por email em até 48h após o preenchimento do formulário e o envio da documentação no e-mail indicado.

 

4.5 A Administração e Produção do grupo Refinaria Teatral estará disponível para esclarecimentos durante todo o período de inscrições pelo e-mail: residenciarefinaria@gmail.com, que deverá ser enviado com o título “Dúvidas”. Os e-mails poderão ser enviados até 48h antes do fim da inscrição. Portanto, não deixe a inscrição para a última hora.

 

4.6 A inscrição implica no reconhecimento, pela proponente, de que conhece e aceita todos os termos e obrigações constantes deste edital.

V. DA COMISSÃO JULGADORA


5.1 Somente à Comissão Julgadora caberá a análise e seleção dos projetos.

 

5.2 A Comissão Julgadora será composta por 5 (cinco) integrantes do grupo Refinaria Teatral.

 

VI. DA SELEÇÃO

 

6.1 Cabe somente à Comissão Julgadora a seleção dos projetos que irão compor a residência artística.

 

6.2 A Comissão Julgadora terá como critérios para a seleção dos projetos:

 

a) Viabilidade do projeto e conformidade com os objetivos estabelecidos neste edital;

 

b) Planos de ação artística continuada que não se restrinjam a pesquisa teórica;

 

c) A clareza e qualidade das propostas apresentadas;

 

d) A falta de condições físicas para desenvolvimento das ações artísticas de criação e pesquisa;

 

e) A real contribuição do projeto para a manutenção imediata do coletivo e suas atividades; e

 

f) A adequação aos horários disponíveis para a residência.

 

6.3 A decisão é soberana e não caberão recursos.

 

6.4 O resultado será divulgado no dia 20/03/2019 no site do grupo Refinaria Teatral, e os contemplados serão convocados pelo e-mail de cadastro.

 

6.5 A comissão informará aos selecionados, se for o caso, possíveis readequações de horários e datas de ensaio.

 

VII. DA CONVOCAÇÃO

 

7.1 Os proponentes selecionados serão convocados para uma reunião com os integrantes e produtores do grupo Refinaria Teatral para que seja assinado o aceite de participação do projeto.

 

7.2 Após a reunião e manifestação do aceite, o proponente selecionado terá o prazo de 5 (cinco) dias para entregar os seguintes documentos:

 

a) Termo de Participação original assinado por todos os integrantes;

 

b) Cópia RG, CPF e comprovante de endereço de todos os integrantes;

 

c) Uma foto atual do grupo; e

 

d) Uma cópia do projeto selecionado.

VIII. DA AJUDA DE CUSTO

 

8.1 O edital prevê o pagamento de R$ 10.000,00 (dez mil reais) como Ajuda de Custo aos grupos selecionados.

 

8.2 Ajuda de custo são os recursos destinados à produção, despesas com alimentação e transportes e/ou recursos humanos, que deverão ter Comprovação Fiscal.

 

8.3 Sobre o pagamento:

 

8.3.1 A Ajuda de Custo será disponibilizada em 2 parcelas, com pagamento de 50% após a assinatura do Termo de Participação e 50% no mês de Agosto de 2019, após a entrega do Relatório Parcial das Atividades Desenvolvidas e Prestação de Contas.

 

8.3.2 Os pagamentos serão realizados na Conta Corrente do Representante do Núcleo Artístico.

 

8.4 Sobre a Prestação de Contas:

 

8.4.1 O pagamento da 2ª parcela mencionada no item anterior está atrelado à entrega da Prestação de Contas Parcial (recibos, cupons e notas fiscais), referente ao pagamento da 1ª parcela; e

 

8.4.2 Ao final das atividades desenvolvidas no projeto, deverá ser entregue a Prestação de Contas Final com todos os recibos, cupons e notas fiscais no valor total do aporte financeiro recebido.

 

8.5 Todo o montante será exclusivo para a execução do projeto selecionado, não sendo permitido uso diferente do proposto.

 

8.6 Os grupos deverão apresentar um relatório parcial (após o 4º mês de residência) e outro no final.

 

IX. DA FINALIZAÇÃO

 

9.1 Ao final do processo de residência artística o grupo contemplado deverá entregar para o grupo Refinaria Teatral um relatório artístico sobre todo o processo de residência.

 

9.2 O grupo contemplado deverá participar da “II Mostra de Teatro da Vila Aurora” com 2 apresentações artísticas no último mês de residência, a ser agendado entre os grupos e a produção do grupo Refinaria Teatral.

 

 

 

São Paulo, 19 de Janeiro de 2019

GRUPO REFINARIA TEATRAL
 

 

                                                             ANEXO I

 

                                      MODELO do Termo de Participação

 

 

Eu ________________________________________ portador do RG nº _______________________ e do CPF nº _____________________________, residente na Rua _________________________________________ responsável pelo Núcleo Artístico ________________________________, proponente do projeto ___________________________________ declaro realizar integralmente o projeto supracitado e aceito as regras para participar da 1ª Edição do Edital de Chamamento Residência Artística para Teatro de Grupo da Zona Norte do grupo Refinaria Teatral.

 

 

São Paulo, ___ de _________________de 2019.

 

 

Núcleo Artístico:____________________________________________________

 

 

Nome civil                        RG                      Nome artístico           Assinatura
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
____________________ _____________ _________________ ______________
 

  • w-facebook

RUA JOÃO DE LAET, 1507 - VILA AURORA - SÃO PAULO  -  CEP: 02410-010